sábado, 26 de abril de 2014

21 anos de ditadura militar


Este é o primeiro post de seis postagens que faremos ao longo desse bimestre para história. Nele consta uma introdução ao que será postado futuramente, com os fatos mais importantes ocorridos durante o período da ditadura militar brasileira.
O regime militar começou no dia 31 de março de 1964, depois de um golpe executado pelas Forças Armadas contra o presidente João Goulart, e durou até o dia 15 de janeiro de 1985.
O período foi marcado pela intensa repressão e perseguição aos grupos políticos de esquerda, considerados subversivos, terroristas e uma ameaça ao sistema vigente. Houve resistência armada contra os militares alem de sequestro de embaixadores como forma de pressão aos militares.
As forças policiais utilizavam todos os tipos de violência, como as torturas (físicas e psicológicas) para controlar esses grupos.
A ditadura militar restringiu o direito de voto, a participação popular, reprimiu veemente os movimentos oposicionistas, estabeleceu a censura, entre outras barbaridades, instaurou um estado de insegurança a todos que se opunham ao regime e seus próximos, sendo os estudantes e intelectuais, os principais alvos.
Nos últimos anos do governo, o Brasil apresentava problemas com a alta inflação, a recessão e a oposição ganhava cada vez mais espaço, com o surgimento de novos partidos e o fortalecimento dos sindicatos.
Em 1984, políticos da oposição, artistas, jogadores de futebol e milhões de brasileiros participaram do movimento das Diretas Já, favorável a Emenda Dante de Oliveira (que garantia eleições diretas para presidente naquele ano), porém a Emenda não foi aprovada pela Câmara dos Deputados.
No dia 15 de janeiro de 1985, o Colégio Eleitoral escolhe o deputado Tancredo Neves, que concorreu com Paulo Maluf, como novo presidente da República. Ele fazia parte da Aliança Democrática – o grupo de oposição formado pelo PMDB e pela Frente Liberal.
Esse foi o fim do regime militar, porém Tancredo Neves adoece antes de assumir o cargo e acaba falecendo, em seu lugar, assume o vice-presidente José Sarney.
Em 1988 é aprovada uma nova constituição para o Brasil. A Constituição de 1988 apagou os rastros da ditadura militar e estabeleceu princípios democráticos no país.
Fontes:
<http://www.suapesquisa.com/ditadura/>
<http://www.mundoeducacao.com/historiadobrasil/governos-militares.htm>
<http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/ditadura-militar-1964-1985-breve-historia-do-regime-militar.htm#fotoNav=3>
<http://www.historiadobrasil.net/ditadura/>
<http://noticias.r7.com/brasil/noticias/saiba-o-que-foi-e-quanto-durou-a-ditadura-militar-no-brasil-20090927.html#>

0 comentários:

Postar um comentário