O documentário Verdade 12.528, dirigido pela cinegrafista
Paula Sacchetta, foi idealizado a partir da recente instauração da Comissão Nacional
da Verdade (CNV). Seu título refere-se ao número da lei sancionada pela
presidente Dilma Rouseff em maio de 2012. Seu objetivo é reascender a memória frágil
do período mais escuro da história brasileira: a ditadura civil-militar.
Para isso, foram realizadas pesquisas de campo nas quais se
entrevistou os reais protagonistas desse longo período: suas vitimas e suas testemunhas. Desvendando minúcias de como era a rotina da população
rebelde e ouvindo relatos de viúvas e filhos sem porvir, conta a história das
lutas contra o regime antidemocrático. Assim, o documentário desfaz a visão imóvel
e equivocada que temos sobre o tema. Denuncia, também, a falta de impunidade histórica
no Brasil ratificada pela Lei 6.683, a chamada lei de anistia. Enquanto em
diversos outros países latino-americanos que passaram por períodos ditatoriais
leis como estas foram retificadas, no Brasil a lei da Anistia se mostra perpetuada
na cultura.
O desfecho do documentário se dá pela analise das cicatrizes
deixadas pelo Cale-se. A militarização da policia, que é treinada com tática de
guerra, resulta no seu despreparo em agir diante da população civil e na ação violência
que gera o medo onipresente na população. Além disso, a democracia que ressurge
é frágil e tem as instituições enfraquecidas. O cinegrafista Peu Robles utiliza-se do
recurso visual para gerar a comparação, selecionando imagens que a evidenciam.
O documentário foi feliz tanto no aspecto formal: seleção de imagens, áudio, edição e dinamização, quanto no conteúdo: entrevistas, dados, opiniões e, de forma autêntica, quebra do paradigma do esquecimento.
O documentário foi feliz tanto no aspecto formal: seleção de imagens, áudio, edição e dinamização, quanto no conteúdo: entrevistas, dados, opiniões e, de forma autêntica, quebra do paradigma do esquecimento.
Novilhos
Jullia Pontes
Luiza Beck
Lucas Ibelli
Michel Moreira
Thales Platon
Tiago Menezes
Thiago Cristofolini
0 comentários:
Postar um comentário