segunda-feira, 9 de junho de 2014

Dossiê: Guerrilha de Caparaó

A Guerrilha do Caparaó foi um grande movimento armado contra o regime militar no Brasil.

Foi a primeira de poucas das guerrilhas armadas montadas no Brasil, tinha não mais do que 20 homens, quase todos ex-militares. Criada dois anos após o golpe de 1964, foi articulada pelo Movimento Nacionalista Revolucionário (MNR), grupo de contestação ao regime originado no Uruguai, por meio do político brasileiro Leone Brizola, então exilado no Uruguai.

Brizola tentou estabelecer um foco na Serra do Caparaó, na divisa entre Espírito Santo e Minas Gerais, como tentativa de recriar uma guerrilha cubana, que a partir de um grupo pequeno bem articulado promoveu uma revolução. Inicialmente a guerrilha era financiada peo governo cubano, porém, com a suspensão do auxílio os integrantes começaram a passar por grandes dificuldades. Foi necessário começar a roubar e abater animais para alimentação, chamando a atenção da polícia.

Os serviços de inteligência do governo começaram a investigar a fundo o movimento e no dia 1° de abril de 1967, a polícia militar de Minas Gerais organizou uma emboscada para capturar os guerrilheiros. Quando o governo decidiu brasileiro agiu, os guerrilheiros já estavam em posição desfavorável e quase não foi preciso disparar nenhum tiro, os vinte guerrilheiros foram aprisionados facilmente.

Com o fim da guerrilha, as forças armadas brasileira tentou fazer com que os guerrilheiros fossem vistos como criminosos comuns e desqualificaram-os como revolucionários. 

A Guerrilha do Caparaó acabou antes mesmo de ser efetivada. Os guerrilheiros permaneceram por meses treinando, financiados pelo governo cubano, mas com as dificuldades que vinham enfrentando assustou a população, que denunciou o movimento ocorrido entre 1966 e 1967.

Fontes: http://www.ufjf.br/lahes/files/2010/03/c1-a57.pdf
http://www.revistadehistoria.com.br/secao/livros/caparao-a-primeira-guerrilha-contra-a-ditadura


0 comentários:

Postar um comentário