segunda-feira, 9 de junho de 2014

Lucas Marti , Pedro Baldez , João Vítor Martins , Yuri Torres , Thiago Ovalle e Raphael Simões – 3°Rosa Parks

Economia brasileira durante o período da ditadura

O período da Ditadura Militar não ficou conhecido só como um período de repressão. A economia brasileira cresceu muito ficando conhecido como o Milagre Econômico Brasileiro.
Os militares criaram o Programa de Ação Econômica do Governo (PAEG),que tinha como objetivos combater a inflação e realizar reformas estruturais, que permitissem o crescimento. O PAEG estimulou muito a economia e graças a estabilidade política, os recursos estrangeiros voltaram ao Brasil.
Mas esse crescimento não gerou só aspectos positivos, a dívida externa era grande e havia grande inflação. E embora a economia tenha crescido,não houve distribuição de renda, gerando grande desigualdade. 

Nos gráficos, estão indicadas mudanças que afetaram o sociedade brasileira em um período que inclui os Governos Militares (1964-1985) e o restabelecimento do regime democrático de 1985 aos dias de hoje.
Podemos concluir que o Milagre Econômico teve aspectos positivos e negativos no Brasil
Positivos:
- Crescimento do PIB;
- Melhorais significativas na infraestrutura do país;
- Aumento do nível de emprego proporcionado, principalmente, pelos investimentos nos setores de infraestrutura e indústria.
- Significativo desenvolvimento industrial.
Negativos:
-Inflação elevada
- Aumento da dívida externa.
- Não houve distribuição de renda, gerando muita desigualdade.


O crescimento econômico só foi diminuir a partir de 1974, com a crise mundial provocada pelo choque do petróleo, onde o preço do petróleo aumentou muito desestabilizando a economia não só do Brasil.

por Pedro Baldez

0 comentários:

Postar um comentário