segunda-feira, 9 de junho de 2014

Lucas Marti , Pedro Baldez , João Vítor Martins , Yuri Torres , Thiago Ovalle e Raphael Simões – 3°Rosa Parks

População antes e depois do período da ditadura militar

A população brasileira no período pré-ditadura é uma população completamente diferente em relação a população pós-ditadura . Principalmente pelo aspecto econômico e quanto a distribuição de renda , marcado também pela divida econômica gigantesca deixada pela ditadura .

O cenário brasileiro antes do golpe parecia promissor ; Jango e suas ‘reformas de base’ prometiam inserir o Brasil no contexto europeu , o que  fez com que surgisse um caráter nacionalista e popular na sociedade brasileira . Porém o cenário mundial era coadjuvante para que tudo isso não acontecesse ;com a Revolução Cubana , o Estados Unidos deu início a ‘operação Brother Sam’, o que mais tarde resultaria no golpe militar brasileiro.Foi então que se modelou uma nova sociedade , construída pela repressão e por outras tecnologias de poder .

A ditadura foi marcada também por empobrecer os camponeses e enriquecer o produtores . Dados fundamentados indicam que em 1964 , 20% dos mais ricos detinham apenas 55% da riqueza do país , enquanto em 1985 , passaram a ter 70%. Vejamos também que o trabalhador brasileiro passou a precisar ampliar sua carga horária para comprar a mesma cesta básica : de 98 horas para mais de 172 horas. Tudo isso de fato marcou a sociedade brasileira pós-ditadura como frágil e desigual ,mas é importante destacar que com o fim do período da ditadura o Brasil voltou a respirar ares mais democráticos (EX. fim do AI-5 , restauração do habeas-corpus e volta do sistema pluripartidário).


por Lucas Marti

0 comentários:

Postar um comentário