quarta-feira, 28 de maio de 2014


Melodias censuradas durante a ditadura no Brasil

Na década de sessenta, o Brasil era devastado por um golpe militar de direita contra o qual toda a intelectualidade ligada à esquerda se mobilizou. No campo da arte, começa a ser produzida musicas que protestavam por meio da decomposição da letra, e a análise de mensagens subliminares embutidas nas canções. Essa época também foi marcada por agitações no campo político-social do país. Surgia na população uma vontade de participar ativamente da política interna, em várias camada da sociedade. Os movimentos realizados por estudantes são intensificados e passam a agir junto ao povo.

Durante esse período de ditadura militar, mas principalmente depois da publicação do Ato Institucional N°5 (AI-5) que dava totais poderes ao governo e retirava dos cidadãos todos os direitos, muitos cantores, compositores, atores e jornalistas foram "convidados" á deixa o Brasil. A repressão a produção cultural punia qualquer ideia que pudesse ser interpretada como contrária aos militares, mesmo que o conteúdo não tivesse caráter político. Por conta disso os militares foram capazes de prender, sequestrar, tortura e exilar artistas e intelectuais. 

  • A música Alegria, Alegria de Caetano Veloso, foi lançada em 1967. Ela valorizava a ironia, a rebeldia a partir de fragmentos do dia-a-dia.  Nos versos são possíveis analisar, as opressões aos cidadãos em todas as esferas sociais. A letra critica o abuso do poder e da violência, as más condições do contexto educacional e cultural estabelecido pelos militares, aos quais interessava formar brasileiros alienados.
Trecho: O sol se reparte em crimes/Espaçonaves, guerrilhas/Em cardinales bonita/Eu vou...


  • Caminhando (Pra não dizer que falei das flores) é uma musica de Geraldo Vandré e foi lançada em 1968. Vandré foi um dos primeiros artistas a ser perseguido e censurado pelo o governo militar. A musica se transformou em um hino para os cidadãos que lutavam contra o regime. Através dela, Vandré chamava o publico à revolta contra o regime ditatorial e ainda fazia fortes provocações ao exército. 

Trecho: Há soldados armados/Amados ou não/Quase todos perdidos/De armas na mão/Nos quartéis lhe ensinam/Uma antiga lição: De morrer pela pátria/E viver sem razão/.../Então vem vamos embora/Que esperar não é saber/E quem sabe faz na hora/Não espera acontecer.

  • Mosca na sopa é uma música de Raul Seixas e foi lançada em 1973. A letra faz uma referência clara à ditadura. através de metáforas, onde o povo é a "mosca" e a ditadura é a "sopa". Desta forma, o povo é apresentado como aquele que incomoda, que não se pode eliminar, pois vão sempre existir aqueles que se levantam contra os regimes opressores.

Trecho: E não adianta/Vir me dedetizar/Pois nem DDT/ Pode assim me exterminar/Porque você mata um/E vem outra em meu lugar...

  • Depois de Geraldo Vandré, Chico Buarque se tornou o artista mais odiado pelo governo militar. Apesar de você foi lançada em 1970. Para driblar a censura, ele afirmou que a música contava a história de uma briga de casal, cuja a esposa era muito autoritária. A desculpa funcionou e o disco foi gravado, porém os oficiais do exército logo perceberam a real intenção e a canção foi proibida de tocar nas rádios.

Trecho: Quando chegar o momento/Esse meu sofrimento/Vou cobrar com juros. Juro!/Todo esse amor reprimido/Esse grito contido/Esse samba no escuro.

Assim chegamos ao fim da década de 70 com um imenso empobrecimento cultural. Percebe-se que os valores ainda são os mesmos dos anos 60. Os artistas não podem se expressar. Durante a ditadura. Porém, os músicos encontraram nas canções de protesto o meio para defender seus direitos. Isso faz com que a produção musical fique muito mais intensa nesse período, ao contrário com o que ocorre em outros setores como, por exemplo, no teatro, no cinema. Literalmente os artistas ficam fadados ao silêncio.

  • Se deseja ler algo para se aprofundar mais no assunto, sugerimos a leitura do livro Cala-se: Mpb e Ditadura Militar, que trata das letras das canções compostas na época da ditadura, reforça a importância da música como ferramenta de comunicação.



Bibliografia:
http://www.mundoeducacao.com/
http://www.historiadigital.org/
http://musicaepoliticanaditadura.blogspot.com.br/
http://literatortura.com/


0 comentários:

Postar um comentário