quinta-feira, 8 de maio de 2014

Verdade 12.528 - A história reescrita

            O documentário Verdade 12.528, dirigido pela cinegrafista Paula Sacchetta, foi idealizado a partir da recente instauração da Comissão Nacional da Verdade (CNV). Seu título refere-se ao número da lei sancionada pela presidente Dilma Rouseff em maio de 2012. Seu objetivo é reascender a memória frágil do período mais escuro da história brasileira: a ditadura civil-militar.
            Para isso, foram realizadas pesquisas de campo nas quais se entrevistou os reais protagonistas desse longo período:  suas vitimas e suas testemunhas.  Desvendando minúcias de como era a rotina da população rebelde e ouvindo relatos de viúvas e filhos sem porvir, conta a história das lutas contra o regime antidemocrático. Assim, o documentário desfaz a visão imóvel e equivocada que temos sobre o tema. Denuncia, também, a falta de impunidade histórica no Brasil ratificada pela Lei 6.683, a chamada lei de anistia. Enquanto em diversos outros países latino-americanos que passaram por períodos ditatoriais leis como estas foram retificadas, no Brasil a lei da Anistia se mostra perpetuada na cultura.
           O desfecho do documentário se dá pela analise das cicatrizes deixadas pelo Cale-se. A militarização da policia, que é treinada com tática de guerra, resulta no seu despreparo em agir diante da população civil e na ação violência que gera o medo onipresente na população. Além disso, a democracia que ressurge é frágil e tem as instituições enfraquecidas.  O cinegrafista Peu Robles utiliza-se do recurso visual para gerar a comparação, selecionando imagens que a evidenciam.                                                                  
         O documentário foi feliz tanto no aspecto formal: seleção de imagens, áudio, edição e dinamização, quanto no conteúdo: entrevistas, dados, opiniões e, de forma autêntica, quebra do paradigma do esquecimento.

                                                                                                                             Novilhos 
Jullia Pontes
Luiza Beck
Lucas Ibelli
Michel Moreira
Thales Platon
Tiago Menezes
Thiago Cristofolini

0 comentários:

Postar um comentário