sexta-feira, 14 de março de 2014

3º Rosa Parks.
Grupo: Rosa Negra.
Nomes: Bruna Carmona, Júlia Pancotti, Fernanda Azanha, Larissa Miki, Mariana Holz, Mariane Sant'Ana e Paula Berlim.
Prof°: Maurício.
Matéria: Química 2.

Primeiras chuvas em Cuiabá serão ácidas, afirmam especialistas

Acidez da chuva é advinda do material particulado em suspensão na capital.
Contato com esse tipo de chuva pode trazer irritação à pele, diz médica.

Há exatamente 87 dias sem chuva em Cuiabá, uma boa notícia foi dada nesta última segunda-feira (17) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espacias (Inpe). Pelo menos até sábado (22) pode chover na capital. No entanto, apesar da boa previsão, os médicos alertam que depois de um período de grande estiagem é comum que a chuva venha acompanhada de elevado material poluente, o que pode causar problemas de saúde.
Por isso, a recomendação é não tomar banhos de chuva, já que as primeiras delas chegam carregadas de substâncias prejudiciais à saúde. Dentre os principais responsáveis pelo acúmulo de poluentes estão os incêndios, depois a queima dos combustíveis nos veículos e o lançamento de substâncias por chaminés das indústrias.
As substâncias como gás carbônico, monóxido de carbono, partículas de nitrogênio e enxofre liberadas pelo fogo e pela fumaça são lançadas na atmosfera e, por causa do tempo seco, os gases se acumulam. Misturados ao vapor de água, voltam para a terra em forma de chuva, a chamada chuva ácida.

“A chuva normalmente contém uma acidez que é normal em decorrência da presença do dióxido de carbono na atmosfera. Mas quando esse pH atinge valores abaixo de 4,5 é considerada uma chuva ácida. Isso vem em decorrência da presença de dois ácidos fortes que são os ácidos sulfúrico e o ácido nítrico”, explicou o professor de química Ailton Terezo.
Segundo a médica Noemy Ueno, o contato da água dessa chuva com a pele podem provocar irritações, principalmente, nas crianças. “A pele da criança é muito mais sensível e a permeabilidade da pele é muito grande, então a absorção dessas substâncias pela pele da criança é maior”, explicou.
As plantas e solo também são prejudicados. “Além de serem prejudiciais à saúde, as chuvas ácidas podem acarretar diferentes tipos de contaminação à plantas e a alteração do pH do solo, que faz com que as plantas absorvam metais em uma quantidade maior do que a comumente absorvida. E isso pode levar à morte de vários tipos de plantas”, informou o professor de química Ailton Terezo.
A Defesa Civil de Cuiabá alerta ainda para a ocorrência de ventos fortes, que costumam acompanhar as primeiras chuvas. “Tem que estar atento a algum material, alguma telha solta na sua própria casa ou na dos vizinhos, árvores que com um vendaval possam cair nas casas e quando sair de casa fechar as janelas, não deixar crianças sozinhas em casa, para que assim você possa estar evitando e prevenindo um desastre”, informou o coordenador da Defesa Civil de Cuiabá, Oscar Amélito.


A chuva ácida é proveniente da hidrólise de gases poluentes, que são fruto da queima de combustíveis fósseis, como S03 e S02, formando ácido sulfúrico e ácido sulfuroso, como representado a seguir:

SO3 (g) + H2O (l) ---> H2SO4 (aq)

SO2 (g) + H2O (l) ---> H2SO3 (aq)

É verdade, porém, que a chuva “normal” é levemente ácida, com o ph por volta de 5,5, devido à dissociação de dióxido de carbono em água, formando um acido fraco. Entretanto, a chuva ácida é diferente justamente pelo fato de existir muitos gases resultante da ação do homem na atmosfera, fazendo com que o ph dessa chuva fique entre 2,2 e 5, número muito baixo e perigoso tanto ao homem quanto à natureza.

Nos seres humanos os danos são grandes , quando entramos em contato com a chuva acida , altera, por exemplo, o ph da pele, deixando-a sensível, fina e às vezes até com manchas, por isso é recomendado não entrar em contato com a chuva acida, como reportado na matéria, em que é repassado aos moradores de Cuiba  não entrarem em contato com a chuva que vem a ser ácida


Ela pode também afetar o meio ambiente, matando animais, destruindo florestas, lagos e outros. Mas ha soluções, reduzir o consumo de energia elétrica, e nos veículos para reduzir emissão de gases que provocam a chuva ácida.

Referências bibliográficas:



Acessado em 12 de março de 2014 às 22:00 site Explicatorium: http://www.explicatorium.com/Chuvas-acidas.php

Acessado em 12 de março de 2014 às 22:30 site: InfoEscola http://www.infoescola.com/quimica/chuva-acida/

Acessado em 14 de março de 2014 às  14:00 site: O Nosso Ambiente http://ambiente12ap.no.sapo.pt/projecto/interior_cada/chuvas_acidas.htm

Acessado em 13 de março de 2014 às 20:00 site Cepema Usp  http://www.cepema.usp.br/wp-content/uploads/2011/06/5-Chuva-Ácida.pdf

0 comentários:

Postar um comentário