quinta-feira, 13 de março de 2014


A física das Tempestades e dos Raios
Lucas Marti n°:22
Thiago Ovalle n°:36
João Vítor Martins n°:15
Pedro Baldez n°:31
Yuri Souza n°: 39
Raphael Gambini n°:

Rosa Parks

A origem de uma nuvem está no calor que é irradiado pelo Sol atingindo a superfície de nosso planeta .Este calor evapora a água que sobe por ser menos denso que o ar ao nível do mar. Mas somente as nuvens de tempestade cumolonimbus , possuem as características necessárias para produzirem relâmpagos : ventos intensos , grande extensão vertical e partículas de gelo e água em diversos tamanhos.
Ainda não há uma teoria definitiva que explique a eletrificação de uma nuvem  ,porém há um consenso entre os pesquisadores de que a eletrificação surge da colisão entre partículas de gelo , água e granizo no interior da nuvem. Uma das teorias mais aceitas nos diz que o granizo(sendo o mais pesado) , ao colidir com cristais de gelo(mais leves) , fica carregado negativamente ,enquanto os cristais de gelo ficam carregados positivamente . Isso explicaria o fato de a maioria das nuvens de tempestade ter um centro de cargas negativas na parte inferior e um centro de cargas positivas na parte superior.
Quando a concentração de cargas no centro positivo e negativo da nuvem cresce muito , o ar que os circunda já não consegue isolá-los eletricamente . Acontecem então descargas elétricas entre regiões de concentração de cargas opostas que aniquilam ou pelo menos diminuem essas concentrações . A maioria das descargas (cerca de 80%) ocorre dentro das nuvens , mas como as cargas elétricas na nuvem induzem cargas opostas no solo, as descargas elétricas podem também se dirigir a ele.

Referências :
 http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol2/Num1/raios.pdf
www.lightining.dge.inpe.br

0 comentários:

Postar um comentário