sexta-feira, 21 de março de 2014

As usinas hidrelétricas

Alana Rhenns
Bárbara Gonzalez
Fernanda Sanz
Gabriela Zapparoli
Katharine Prytulak
Luíza Secco
Thaís Barros


AS USINAS HIDRELÉTRICAS


Introdução
            
           O uso da água na geração de energia não é um fato tão recente. Esse método começou com a utilização das rodas d'água, que, através da ação de uma queda d'água, gerava energia mecânica. Bem mais tarde, mais precisamente no séc. XVIII, o surgimento do motor, da turbina hidráulica, do dínamo e da lâmpada, tornou-se possível a conversão de energia elétrica em eletricidade. E assim surgiram as usinas hidrelétricas.


Desenvolvimento


                  Nas usinas hidrelétricas o processo de geração de energia elétrica ocorre da seguinte maneira: a energia hidráulica (que se dá pelo fluxo do rio), é transformada em energia mecânica através de uma turbina hidráulica, que, ao receber esse fluxo de água, começa uma rotação de suas pás, o que gera energia mecânica. Em seguida, essa energia é convertida em eletricidade por um gerador, e, por fim, é transmitida para uma ou mais linhas de transmissão, que é ligada às redes de distribuição. 
                        Hoje em dia, estima-se que 20% da energia gerada no planeta provém da hidreletricidade. E o Brasil possui um potencial técnico de aproveitamento de energia hidráulica que é um dos cinco maiores do mundo, pois seu território abriga 12% da água doce superficial do
 planeta e boas condições para sua exploração. 


Conclusão
                  

                        A usina de Tucuruí, por exemplo, é a maior usina hidrelétrica 100% brasileira potencialmente, e uma das maiores obras da engenharia mundial, com um potencial gerador instalado de 8.370 MW (megawatts).


Usina Hidrelétrica de Tucuruí 


fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Usina_hidrel%C3%A9trica  (texto)
http://www.infoescola.com/energia/usina-hidreletrica/   (texto)
http://www.brasilescola.com/geografia/energia-hidreletrica.htm   (texto)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Eclusas_de_Tucuru%C3%AD   (imagem)


0 comentários:

Postar um comentário