sexta-feira, 14 de março de 2014

Onde ocorre a chuva ácida no Brasil?

     No Brasil, a cidade de Cubatão, na região da Serra do Mar do Estado de São Paulo, é o exemplo mais conhecido de área que sofreu muito com chuvas ácidas. Foi considerada pela ONU, em 1980, como a cidade mais poluída do mundo. Porém, hoje é um grande exemplo de recuperação e recebeu da ONU o selo “Cidade-símbolo da Recuperação Ambiental” por conseguir controlar 98% do nível de poluentes no ar.
     Chuvas ácidas estão mais controladas nos dias de hoje, porém ainda estão presentes nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, e em áreas próximas a usinas termoelétricas, afetando principalmente a Mata Atlântica. Cidades com um alto número de automóveis também estão propensas às chuvas ácidas.

     A usina termoelétrica de Candiota, em Bagé, no Rio Grande do Sul, provoca a formação de chuvas ácidas no Uruguai. Além desses locais, a Zona Franca de Manaus também é uma área que merece atenção com casos de chuvas ácidas já registradas na cidade

Comentário:A escala utilizada para medir o pH vai de 0 a 14, sendo que 7 é o pH neutro; abaixo disso é acido e acima é básico (alcalino). O problema, é que com a queima de combustíveis fósseis, como o petróleo, e o aumento considerável do acúmulo de dióxido de carbono na atmosfera (além do normal) fazem com que o pH da chuva caia (de 5,4 - a chuva comum já é acida mas não traz nenhum prejuízo ao homem ou à natureza) para algo entre 5 e 2,2 e se torne extremamente nociva ao homem e à natureza.


Sete Tons de Rosa: Alana Rhenns, Bárbara Gonzalez, Fernanda Sanz, Gabriela Zapparoli, Katharine Prytulak, Luiza Secco, Thaís Barros

2 comentários:

Unknown disse...

para trabalho <3

Unknown disse...

Quais regiões do Brasil já sofreram chuva ácida?

Postar um comentário