quinta-feira, 20 de março de 2014

Ondas mecânicas e formação de ondulações no mar.
Lucas Marti n°:22
Thiago Ovalle n°:36
João Vítor Martins n°:15
Pedro Baldez n°:31
Yuri Souza n°: 39
Raphael Gambini n°:
Rosa Parks


Introdução

Uma onda é causada por uma perturbação ,e essa se propaga através de um meio. Sua propagação envolve o transporte de energia cinética e potencial e depende da elasticidade no meio; por tal motivo , não é capaz de se propagar no vácuo. As ondas marítimas , conhecidas como ondulações ,são geradas pela ação do vento,e em alguns casos são geradas por abalos sísmicos formando as ‘Tsunamis’, e viajam milhares de quilômetros no oceano ,até se aproximarem da costa e quebrarem na zona de arrebentação .

Desenvolvimento

O desenvolvimento do vento consiste em um deslocamento de massa de ar onde ele se move de um ponto onde pressão é mais alta para um ponto onde a pressão do ar é mais baixa . Já o de abalos sísmicos ,consiste na movimentação de placas tectônicas .
A ação do vento no mar cria pontos de pressão e fricção assim como os abalos sísmicos, que perturbam o equilíbrio do oceano;. Após a transferência de energia da perturbação para a superfície do mar,gera-se uma força resultante que acarreta na formação da onda.  
Após formadas,as ondas viajam em um movimento orbital e sua  velocidade varia conforme a distância entre uma onda e outra .Portanto , quanto maior a distancia entre uma onda e outra , maior a energia cinética em cada onda .Chegando em uma superfície mais rasa ,o movimento das ondas se tornam movimentos orbitais elípticos , diminuindo o comprimento da onda de propagação , resultando em acumulações de água na crista, tornando-se então mais angulosa.A inclinação da onda pode chegar até um valor de 1/7 do comprimento da onda ,fazendo com que a água não consiga se suportar a si própria e arrebentasse . Após quebrarem-se , as ondas do mar deixam de se comportar como uma onda .


Conclusão

As ondas são formadas por ações de meios exteriores ,assim adquirem energia e se locomovem até chegar a áreas mais rasas ,onde sua energia é quebrada,e formam outros fatores , como a correnteza .
Dependendo da força aplicada na formação da onda , forma-se um tsunami ,que tem energia suficiente para arrasar cidades inteiras e até mesmo um país .

(foto : Tsunami no Japão ,em 2011).




 Referências :

http://www.master.iag.usp.br/ensino/Sinotica/AULA09/AULA09.HTML
http://www.sofisica.com.br/conteudos/Ondulatoria/Ondas/classificacao.php
http://www.cem.ufpr.br/praia/pagina/pagina.php?menu=ondas_tipos

http://ondas.cptec.inpe.br/

0 comentários:

Postar um comentário