sexta-feira, 14 de março de 2014

3º Rosa Parks.
Grupo: Rosa Negra.
Nomes: Bruna Carmona, Júlia Pancotti, Fernanda Azanha, Larissa Miki, Mariana Holz, Mariane Sant'Ana e Paula Berlim.
Prof°: Maurício.
Matéria: Química 2.

Chuva ácida deixa rios dos EUA mais 'salgados' e perigosos à saúde

Dois terços dos rios na costa leste dos Estados Unidos registram níveis crescentes de alcalinidade, com o que suas águas se tornam cada vez mais perigosas para a rega de plantios e a vida marinha, informaram cientistas.
A razão da mudança é o legado da chuva ácida, que corrói rochas e pavimento, que são ricos em minerais alcalinos, disseram os cientistas na revista Environmental Science and Technology.
O estudo, chefiado por Sujay Kaushal, geólogo da Universidade de Maryland, no Leste dos EUA, examinou 97 rios do Estado de New Hampshire, no Nordeste, à Flórida, no Sudeste, entre os últimos 25 a 60 anos, e encontrou "tendências significativas no aumento da alcalinidade em 62 dos 97 locais".
Estes rios são importantes porque abastecem com água potável grandes cidades como Washington, Filadélfia, Baltimore, Atlanta e outras metrópoles importantes.
Os cientistas disseram que este maior conteúdo alcalino pode complicar o tratamento das águas residuais e da água potável e levar a uma rápida corrosão da tubulação metálica.
A água com altos níveis de alcalinidade pode ser mais salgada e conter mais minerais. Também pode levar à toxicidade do amoníaco, capaz de causar danos a cultivos de rega, assim como afetar peixes e outras espécies de água doce.
A alcalinidade aumenta mais rápido em locais onde há pedra calcária ou rochas carbonadas debaixo dos corpos d'água, em regiões altas e onde a queda ou a drenagem das chuvas ácidas sejam elevadas, afirmaram os cientistas.
A dissolução de partículas alcalinas que terminam nas vias fluviais se atribui a um processo conhecido como meteorização química, no qual o ácido corrói a pedra calcária, outras rochas carbonatadas e até mesmo calçadas.
"Em alguns arroios que são cabeceira de corpos d'água, isto pode ser uma coisa boa. Mas também estamos vendo crescentes compostos antiácidos rio abaixo. E estes locais não são ácidos e as algas e os peixes podem ser sensíveis às mudanças de alcalinidade", disse Kaushal.
Apesar de a chuva ácida estar em queda nos Estados Unidos, devido em grande parte a restrições ambientais mais duras estabelecidas na década de 1990, seu legado persiste.
"Este é outro exemplo da ampla repercussão do impacto humano nos sistemas naturais (que) é, penso eu, cada vez mais preocupante", disse o coautor do estudo e ecologista Gene Likens, da Universidade de Connecticut e do Instituto Cary de Estudos dos Ecossistemas. "Os legisladores e o povo pensam que a chuva ácida sumiu, mas não é assim", acrescentou.
Os pesquisadores disseram ser difícil prever por quanto tempo persistirá esta tendência à alcalinização dos rios.

 


A chuva acida é um dos problemas mais sérios da atualidade, ela é causada pela solubilização de alguns gases que não são liberados na atmosfera (resultante da poluição humana e de outras causas) , como dióxido de enxofre (SO4), nitrogênio(NO2),que ao reagirem com partículas de água formam uma hidrolise de acido forte , isto é o ph , por volta de  4,5

Como apontamos nos artigos, rios com alto nível de acidez apresentam grande ameaça aos organismos que neles vivem, pois, apesar do numero de alcalinidade ter aumentado ao longo dos anos, ainda não é o suficiente para neutralizar (ou seja, ph =7), o ph da água dos rios, o que leva a morte dos peixes e outras espécies, pois eles não suportam o nível do ph.  Além do impacto ambiental, estes rios têm, também,  muita importância aos Estados Unidos, pois eles abastecem água potável para cidades como Washington, Filadélfia, Atlante entre outros.

Referências bibliográficas:



Acessado em 12 de março de 2014 às 22:00 site Explicatorium: http://www.explicatorium.com/Chuvas-acidas.php

Acessado em 12 de março de 2014 às 22:30 site: InfoEscola http://www.infoescola.com/quimica/chuva-acida/

Acessado em 14 de março de 2014 às  14:00 site: O Nosso Ambiente http://ambiente12ap.no.sapo.pt/projecto/interior_cada/chuvas_acidas.htm

Acessado em 13 de março de 2014 às 20:00 site Cepema Usp  http://www.cepema.usp.br/wp-content/uploads/2011/06/5-Chuva-Ácida.pdf

0 comentários:

Postar um comentário