quarta-feira, 19 de março de 2014

Imãs

Por,
Ana Giacomini
Giuliana Ronchetti
Heloisa Camargo
Isadora Munhoz
Juliana Shinzato
Marco Lopes

-O que é um imã?

Imãs ou Ímans são basicamente objetos de material de ferro capazes de provocas campos magnéticos ao seu redor e deste modo atrair outros matérias de material ferroso, chamados de materiais ferromagnéticos. Esse campo magnético entre dois objetos realizado pelo imã foi descoberto bem antes do nascimento de Cristo quando um fazendeiro notou que havia atração entre a ponta de ferro de seu cajado e uma pedra no chão, que mais tarde se descobriria ser a magnetita. 

De modo simples, toda molécula possui campo magnético porém quando a união de moléculas para a formação de substâncias ou de materiais ,por exemplo,  pode ocorrer uma anulação dos efeitos magnéticos nesse processo de formação. Porém, em alguns casos o magnetismo permanece mesmo após as transformações químicas e físicas para a formação de um novo elemento: estes são os imãs naturais.  
Ao redor do imã existe um campo onde existem "linhas de forças magnéticas" que podem atrair ou repelir outros campos magnéticos. Geralmente ocorre maior concentração dessas linhas magnéticas nem certas regiões do imã que são batizadas de pólos que sempre ocorrem em dois lugares diferentes no imã.

O número de linhas magnéticas de um imã é chamado de fluxo de indução magnética e sua unidade de medida é Weber (Wb) e é representado pela letra grega Φ.

Existem vários tipos de imãs: Por exemplo: Os naturais (minerais com propriedades magnéticas), artificiais (materiais que ao serem muito expostos a campos magnéticos adquirem as mesmas características), entre outros.

Os imãs podem ser usados para diversos fins tanto industriais quando em situação do dia-a-dia: além de ajudar a separar o ferro do inox por exemplo; e por isso decidimos que é de grande interesse realizar nossa postagem sobre o imã e seus processos magnéticos, pois apesar de não estar relacionado diretamente com a matéria em estudo da aula pudemos notar semelhanças. Acreditamos que o tema ainda fará parte da nossa grade curricular desde ano.

Fontes:
http://www.infoescola.com/fisica/ima/
http://www.suapesquisa.com/o_que_e/ima.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/Magnet



0 comentários:

Postar um comentário