sexta-feira, 14 de março de 2014

Dióxido de carbono aumenta acidez de oceanos e ameaça corais


      O nível cada vez mais alto de dióxido de carbono na atmosfera está tornando a água dos oceanos mais ácida, dizem cientistas. Eles advertem que, no final do século, essa tendência poderá dizimar os recifes de coral e todas as criaturas que encontram alimento no mar.

      Por décadas, os cientistas consideraram a absorção do dióxido de carbono pelos oceanos uma vantagem ambiental porque atenuava os efeitos do aquecimento global.
     Porém, ao absorver um terço do dióxido de carbono da atmosfera - em grande parte gerado por escapamentos de carros, usinas elétricas e indústrias, o pH dos oceanos estão sendo alterado.
     O nível de pH, medido em unidades, é um cálculo do equilíbrio entre acidez e alcalinidade de um líquido. Quanto menor o nível de pH em um líquido, maior sua acidez; quanto maior o pH, maior sua alcalinidade.
     O nível de pH dos oceanos estava estável entre 1.000 e 1.800, mas caiu um décimo de unidade a partir da Revolução Industrial, segundo Christopher Langon, professor de biologia marinha na Universidade de Miami.
     Uma vez absorvido pela água do mar, o dióxido de carbono se transforma em ácido carbônico, que reduz o pH dos oceanos, tornando mais difícil para corais, plânctons e os minúsculos caracóis marinhos (chamados pterópodes) formarem sua estrutura.
    "O que fizermos na próxima década afetará nossos oceanos por milhões de anos", disse Caldeira. "Os níveis de CO2 estão aumentando extremamente rápido e esmagando nossos sistemas marinhos".


Comentário: A poluição tem causado sérios problemas para o mundo, um deles é a redução do pH dos oceanos, os deixando mais ácidos. Como consequência,prejudica a vida de alguns seres marinhos.Se não controlarmos a poluição, causaremos danos permanentes na vida marinha,como a extinção,e nas nossas,já que de certa forma,também dependemos do mar.

Corais do Atol das Rocas
Fonte: http://professormarcianodantas.blogspot.com.br/2013_09_01_archive.html

Sete Tons de Rosa: Alana Rhenns, Bárbara Gonzalez, Fernanda Sanz, Gabriela Zapparoli, Katharine Prytulak, Luiza Secco, Thaís Barros


0 comentários:

Postar um comentário