sexta-feira, 14 de março de 2014

Bom dia, Walle.

Quais os planos para hoje? Você pode ter respondido mentalmente, “o mesmo de ontem”. Na verdade, vou presumir que é isso o que você pensou porque já é visível a sua exaustão física e mental. Todos os dias acorda cedo, toma seu banho, come o café da manhã, sai para o trabalho. Preso na rotina. Não toma sequer um momento para refletir sobre algo mais profundo do que a hora que vai conseguir chegar em casa hoje ou quanto dinheiro extra terá no fim do mês.

Você não se lembra de quando era jovem? Entre nesta reflexão comigo. Você não tinha sonhos? Esperanças? Vontades?


E veja o que aconteceu com você. Você acredita que se tornou o homem que queria ser? Será que o seu jovem “eu” gostaria de vê-lo enforcado numa gravada, dentro de um cubículo de segunda a sexta das 9h às 18h, fazendo algo que realmente odeia? Você teria se deixado cair na rotina se tivesse refletido um pouco mais? Seus sonhos do passado perderam a importância para você ou você simplesmente deixou que alguém lhe dissesse que eles eram impossíveis, ou que o dinheiro era mais importante?


E esse que lhe disse para desistir dos seus sonhos, o que mais ele te disse? Você acredita em tudo que ouve?


Talvez você não suporte fazer uma reflexão mais profunda pois sabe que perceberá que é só mais um na multidão. O exército da população alienada, pronta para refutar a verdade ao máximo sem qualquer argumento válido, sem qualquer entendimento profundo de qualquer assunto. É mais cômodo aceitar o que vem mastigado, pronto, já processado. Porque pensar por si nos faz acordar. Pensar por nós mesmos faz com que vejamos o mundo como ele realmente é. Pensando sozinhos vemos tudo que está piorando o mundo, e o que podemos fazer para mudarmos. O pensamento processado não permite isso – aquele que introduz esse tipo de pensamento quer que você não se mexa, não perceba o que há de errado, não tente nada para mudá-lo.


Você deveria estar buscando se libertar disso. O que parece melhor para você: seguir com o bando, fazendo as mesmas coisas eternamente, sem nunca pensar, nunca refletir, nunca questionar; ou sair do padrão? Saber formar sua própria opinião, ser capaz de não se influenciar por qualquer um, poder pensar por si mesmo, buscar quebrar a rotina, reservar um tempo para viver melhor.


A decisão é sua. Você tem o poder de se libertar no momento que quiser. Mas lembre-se: uma vez que você o fizer, não há mais volta.


Giuliana Ronchetti, Ana Giacomini, Heloisa Camargo, Juliana Shinzato, Marco Lopes, Isadora Munhoz.

1 comentários:

Zé Augusto Aguiar disse...

poderosa e bela carta que realmente sacode e abre os olhos deste homem moderno aprisionado pelo sistema, boa, moçada, abs!

Postar um comentário