sexta-feira, 21 de março de 2014

Eletrização por Indução

Introdução:

Eletrização por indução eletrostática é quando um corpo eletrizado, ou seja, com uma carga elétrica total diferente de zero, que nomeamos de condutor, redistribui cargas de um corpo neutro, ou seja, com carga elétrica total igual a zero, nomeado induzido. Ao final deste processo, os corpos  apresentam cargas elétricas opostas, ocasionando a repulsão entre eles.
Para melhor compreensão fizermos um vídeo demonstrando este processo de eletrização.



Desenvolvimento:

O vídeo acima mostra o processo de eletrização por indução, que começa com a eletrização do corpo indutor, a aproximação do indutor já eletrizado (canudo) e do induzido ainda neutro (papel), faz com que as cargas do papel fiquem polarizadas, ou seja, cargas positivas em uma ponta e as negativas em outra, a mais próxima do canudo. Neste ponto conecta-se um "fio terra" (dedo), que faz a ligação entre o papel e a terra, assim elétrons passam para o papel, deixando-o eletricamente negativo, para evitar que esses elétrons retornem ao seu lugar de origem, “corta-se” o fio sem afastar o canudo do papel. 
Com a separação dos corpos, ambos continuam eletricamente carregados, um positivamente e o outro negativamente.

Conclusão:
O estudo da indução tem se mostrado cada vez mais importante para as aplicações do dia a dia, tem como principal aplicação na obtenção de energia, já que hoje em dia todas as usinas geradoras de energia elétrica utilizam os estudos da eletrização por indução, pois possui muitas maneiras para ser posta em pratica, além de uma grande eficiência.

Outro uso para este estudo é no desenvolvimento de transformadores e autotransformadores, que estão cada vez mais aprimorados e sua utilização já é fundamental em quase todas as grandes indústrias.

Fontes:

Info Escola: <http://www.infoescola.com/fisica/inducao-eletrostatica/>

Física UEMS <http://fisica.uems.br/aprenda/induz/>


Só Física <http://www.sofisica.com.br/conteudos/cotidiano/inducao.php>

0 comentários:

Postar um comentário